Projeto “Cinema em Série”

2

Araraquara é uma cidade privilegiada e um ótimo recanto para os apreciadores da Sétima Arte. Há vários projetos, em várias partes da cidade, que exibem filmes gratuitamente, como o projeto “Ciclo de filmes”, no SESC; a “Sessão Zoom; Cine Campus; “Mostra de Cinema”, no SESI e o mais novo projeto: “Cinema em Série”. O projeto ocorre mensalmente, desde março de 2008, na Casa da Cultura “ Luiz Antônio Martinez Correia” com a exibição de um filme por semana, sempre às segundas-feiras às 20h, na Sala Jean-Paul Sartre, com entrada gratuita.

Mensalmente são escolhidos quatro filmes dentro de uma temática específica. A curadoria fica por conta de Elias Martins Araújo. Ele ressalta que o objetivo do projeto é divulgar filmes que estão fora do “eixo comercial” e que, portanto, não se encontram facilmente em vídeo locadoras. Além do mais, em algumas temáticas são convidados especialistas na área para que debatam e apresentem as características do filme e do ciclo em questão.

Neste mês, a temática do projeto será a de “Diretores Araraquarenses”. Serão exibidas produções que foram realizadas em Araraquara ou de diretores da cidade. Participarão diretores como Rubens Miranda, Paulo Delline, Beletti, quase todos produzidos pela “Casa do Saci”. Após as sessões, ocorrerá um debate com o diretores dos respectivos filmes. O público terá uma boa oportunidade para dialogar com os realizadores e produtores araraquarenses.

A escolha do tema deste mês ressalta a grande quantidade de filmes produzidos e dirigidos por pessoas ligadas à cidade de Araraquara. A cidade se mostra, desta forma, não só como uma grande divulgadora da Sétima Arte, mas também como um excelente pólo realizador, produzindo filmes de boa qualidade, sejam Curtas, Médias ou Documentários.


Programações do projeto:
Março: Irmãos Marx
Abril: Mel Brooks
Maio: Terror
Junho: Expressionismo
Julho: Mazzaropi
Agosto: Diretores Araraquarenses
Casa da Cultura "Luiz Antonio Martinez Corrêa"
End.:
Rua São Bento, 909Bairro: CentroCidade: AraraquaraFone: (16) 3322-7390 / (16) 3301-5179

2 comentários:

Mariana disse...

Oi, Breno! Tudo bem? Acabo de ler o post e tenho uma dúvida.
Quando você fala sobre as múltiplas opções que a cidade oferece para os amantes da sétima arte, cita a Sessão Zoom, mas ela não acabou? Se não, onde estão ocorrendo as apresentações?
Muito obrigada!
Mariana.

Anônimo disse...

Olá..então a Sessão Zoom passou por um problema de local este ano..mas acredito que ano que vem ela volta com força total..MAS TEM O cINEMA EM SÉRIE, O cINE zINHO (BAR DO ZINHO), sesc, sesi...mas a Zoom FAZ FALTA...